Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:
Na notação musical, um compasso é uma forma de dividir quantitativamente em grupos os sons de uma composição musical, com base nas batidas e pausas (pulsos). Os compassos facilitam a execução musical, ao definir a unidade de tempo, o pulso e o ritmo da composição ou de partes dela.
Muitos estilos musicais ocidentais tradicionais já presumem um determinado compasso, como a valsa, possui o compasso na forma 3
4
, o rock, tipicamente usa os compassos 4
4
ou 12
8
.
Os compassos são divididos na partitura a partir de linhas verticais desenhadas sobre a pauta. A soma dos valores temporais das notas e pausas dentro de um compasso deve ser igual à duração, definida pela fórmula de compasso (ou fração de compasso, assinatura de tempo, assinatura de medida) que especifica quantas batidas (pulsos) estão contidas em cada compasso, e qual o valor da nota é equivalente a uma batida. A fórmula aparece no início da partitura da composição (as vezes no início de uma seção quando ocorre mudança na música) como um símbolo de tempo
ou numerais empilhados 4
4
.
Em uma fórmula de compasso musical, o número de baixo indica em quantas partes uma semibreve deve ser dividida para obtermos uma unidade de duração (na notação atual, nenhuma nota tem valor fixo, por isso todas as demais durações são definidas como frações de uma semibreve). O número de cima define quantas unidades de tempo o compasso contém. No exemplo abaixo estamos perante a um tempo de "quatro por quatro". Isso significa que a unidade de tempo tem duração de 1/4 da semibreve (uma semínima) e o compasso tem 4 unidades de tempo. Neste caso, uma semibreve iria ocupar todo o compasso. Cada compasso pode ter qualquer combinação de notas e pausas, mas a soma de todas as durações nunca pode ser menor nem maior que a duração indicada pela fórmula (quatro unidades de tempo neste exemplo).
Esta alternância de pulsos fortes e fracos cria uma sensação de repetição ou circularidade. Existem composições que não apresentam ritmo perceptível, chamadas composições com tempo livre.